RO: Familiares de detentos protestam contra intervenção da PM

RO: Familiares de detentos protestam contra intervenção da PM

Dezenas de mulheres bloquearam a Estrada da Penal, em Porto Velho, Rondônia, erguendo barricadas com pedaços de madeira e outros objetos, no dia 25 de janeiro. O motivo das manifestantes, familiares de detentos, foi o fato dos presídios de Rondônia ficarem sob intervenção da Polícia Militar (PM) após um decreto da gerência estadual Marcos Rocha/PSL.

O motivo do decreto de intervenção foi o baixo efetivo de agentes penitenciários, paralisados desde uma semana antes. Este fato também impediu os presos de receberem vistas. Além disso, a PM fez um bloqueio na Estrada da Penal, impedindo que familiares sigam até os outros presídios localizados na Estrada da Penal.

Como AND tem denunciado nos últimos anos, os presídios brasileiros são verdadeiras masmorras feitas para encarcerar a juventude pobre, e o tratamento dado tanto aos detentos como a seus familiares são humilhantes.

Um dia antes, 24, detentos haviam realizado uma rebelião no famigerado presídio Urso Branco em Porto Velho. Os presos se revoltaram porque mães e esposas não conseguiram fazer visitas graças a mobilização dos agentes penitenciários, que reivindicam seus direitos.

Pedras e pedaços de madeira foram usados no bloqueio — Foto: Pedro Bentes/G1

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: