RO: Resistência Camponesa de Corumbiara é celebrada na Unir

RO: Resistência Camponesa de Corumbiara é celebrada na Unir

Print Friendly, PDF & Email

Fotos: Moclate – Rondônia

Por iniciativa do Movimento Classista dos Trabalhadores em Educação (Moclate) e da Executiva Rondoniense de Estudantes de Pedagogia (ExROPe), realizou-se, no dia 9 de agosto, na Universidade Federal de Rondônia (Unir), uma celebração para lembrar a histórica Resistência Camponesa de Corumbiara, ocorrida no mesmo dia, só que em 1995. A celebração reuniu cerca de 20 estudantes e ativistas dos movimentos estudantil, docente, sindical e outros setores.

Os presentes assistiram um documentário sobre o conflito. Foi realizada a leitura do texto Bolsonaro prega guerra no campo, de autoria da Comissão Nacional das Ligas de Camponeses Pobres (LCP); e do texto Viva a heroica resistência camponesa de Corumbiara!, de autoria da LCP de Rondônia e Amazônia Ocidental.

Após as leituras, foi realizado um debate sobre a atualidade da questão agrária e o crescente processo de criminalização das lutas no campo. Diversas intervenções enalteceram o papel do campesinato na Revolução de Nova Democracia e a necessidade da intelectualidade e do movimento estudantil se ligarem às massas do campo em sua luta pela conquista da terra. Ao final, os presentes, em tom solene, entoaram a canção Conquistar a terra, hino do movimento camponês brasileiro.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: