RO: Símbolos dos reacionários e fascistas são pichados em Porto Velho em vigorosa campanha exigindo Vacina para o povo já!

RO: Símbolos dos reacionários e fascistas são pichados em Porto Velho em vigorosa campanha exigindo Vacina para o povo já!

No mês de fevereiro em vários lugares da cidade, tanto no centro como nos bairros da capital Porto Velho, várias pichações foram registradas por leitores do AND. Chamou atenção a frase “vacina para o povo já!”, em locais que afrontam diretamente os reacionários e obscurantistas que aplicam ou aplaudem as políticas genocidas frente a pandemia de Covid-19 em nosso país. Enquanto milhares morrem sem receber atendimento nas instituições de saúde, o governo a passos de tartaruga implanta a campanha de vacinação, que está muito longe de oferecer vacina para todos.

Registrou-se na base da estátua da liberdade, na frente da Loja da Havan na avenida Jorge Teixeira a frase VACINA PARA O POVO JÁ!. A estátua, símbolo do imperialismo ianque que oprime os povos de todo o mundo, tem réplica fajuta nas lojas Havan exaltada pelo capacho lambe-botas do governo norte-americano, Luciano Hang, o empresário fascista que caminha lado a lado com os generais e seu capitão falastrão Bolsonaro.

Pichação encontrada na estátua da liberdade da Loja da Havan na avenida Jorge Teixeira. Foto: Banco de Dados AND.
Pichação encontrada na estátua da liberdade da Loja da Havan na avenida Jorge Teixeira. Foto: Banco de Dados AND.

Da mesma forma, outdoors de propaganda de Bolsonaro e seu assecla Governador Marcos Rocha, foram pichados em vários pontos da cidade, exigindo vacina para o povo. O Estado de Rondônia enfrenta um aumento sem precedentes no número de casos de Covid-19 que quintuplicou em apenas três semanas. O sistema de saúde entrou em colapso e os pacientes estão sendo transferidos para outros Estados já que não há mais leitos de UTI disponíveis. Enquanto isso, o governo atende aos interesses empresariais que submete os trabalhadores diuturnamente aos riscos da doença, negligencia a saúde pública e, conforme denúncia no MP, desvia doses da tão escassa vacina.

Pichação encontrada em outdoor na capital Porto Velho. Foto: Banco de Dados AND.

Em muitos muros da cidade, se verifica a reivindicação popular pela vacina para todos imediatamente. A vacina é uma conquista da ciência e deve ser disponibilizada a todo povo imediatamente. O povo se organiza a cada dia na defesa do SUS e de seu direito à vida.

Pichação encontrada em um muro em Porto Velho. Foto: Banco de Dados AND. 

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: