De longe, era possível ver, estendida em uma quadra no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro, uma faixa vermelha com a frase Todo apoio aos Guarani-Kaiowá! Morte ao latifúndio! pintada em letras brancas garrafais. A faixa era uma das decorações de uma edição especial de uma Roda Cultural, organizada no dia 26 de agosto, em apoio à luta pela terra, e que reuniu dezenas de jovens.
Uma outra faixa defendia Resistir e lutar com a cultura popular!, enquanto a bandeira da Palestina finalizava as decorações de solidariedade popular e classista do evento.
A roda contou com grande envolvimento dos moradores, apoiadores e comerciantes. Durante as batalhas, os MCs incorporaram os elementos da luta pela terra nas letras, elevando o conteúdo cultural do evento.
Os jovens mais adultos aproveitaram o evento para ensinar crianças a batalhar, se apresentar, performar e montar chaves de batalhas e a fotografar. “São nossa nova geração”, disse um dos participantes.
A escolha do tema foi selecionada a dedo pelos organizadores. “Não poderia ser outro, não poderíamos não nos posicionar de forma decidida e comprometida com os povos em luta pelo seu sagrado direito à terra”, diz ele. “Não é a primeira vez e nem será a última que prestarmos nossa solidariedade ativa as lutas mais importantes do nosso país e no mundo. O hip-hop é isso”.