RS: Após mais de 50h sem luz, camponeses se revoltam e jogam leite azedo na sede de concessionária

RS: Após mais de 50h sem luz, camponeses se revoltam e jogam leite azedo na sede de concessionária

Camponeses jogam leite azedo na porta de concessionária de energia, no Rio Grande do Sul. Foto: Artur Dullius

Camponeses da cidade de Colinas, no Rio Grande do Sul, lançaram baldes com leite azedo na concessionária de energia RGE, sediada no município de Lajeado. O protesto aconteceu no dia 18 de janeiro.

Os trabalhadores fizeram o protesto após ficarem mais de 50h sem energia elétrica, situação que prejudicou a produção dos camponeses. Com isso, munidos de cartazes e baldes de leite, os trabalhadores viajaram 18 quilômetros de Colinas para Lajeado e fizeram um ato em frente à sede da concessionária.

Em um dado momento do ato, uma camponesa pegou baldes com leite que azedaram por conta da falta de energia e jogou em direção à porta de entrada da empresa. “Uma semana atrás, faltou luz e ficamos algumas horas sem energia. Mês passado faltou e ficamos quatro dias. Todos os vizinhos tiveram prejuízos. Estamos investindo alto para implantar a ordenha robotizada, mas estamos sempre com medo que falte luz. Tivemos despesa com diesel para o gerador e para a entrega. As vacas reduziram a produção por falta de ventilação. Para recuperar a produção depois leva muito tempo”, contou a trabalhadora Aline Tais Meyring Lohmann, de 32 anos.

Diante do protesto e da combatividade dos camponeses, a empresa foi pressionada a resolver o problema e a energia foi restabelecida por volta de 19h do dia 18/01. Aline Taís Lohmann já havia organizado um abaixo-assinado com outros camponeses em 2021 denunciando as recorrentes quedas de energia e responsabilizando a RGE pelos transtornos.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: