Na tarde desta terça-feira, dia 10, manifestantes se reuniram no chafariz do Calçadão, no Centro de Pelotas, para exigir a punição dos envolvidos nas conspirações golpistas, reveladas recentemente pela Polícia Federal, contra o PL da anistia e pela defesa dos direitos democráticos. A manifestação, que contou com o apoio de organizações e movimentos sociais, reuniu aproximadamente 80 pessoas.
O ato integra uma série de manifestações realizadas em todo Brasil neste mesmo dia. Através das palavras de ordem “sem anistia!” e “cadeia para os golpistas!”, os manifestantes denunciaram o envolvimento do ex-presidente reacionário, Jair Bolsonaro (PL), no plano golpista da extrema-direita, incluindo membros do Alto Comando das Forças Armadas.
Além de denunciar o golpismo, a manifestação teve como foco a defesa dos direitos do povo e a luta contra retrocessos. Em suas falas, ativistas protestaram também pelo fim da escala de trabalho 6×1 e se direcionaram aos trabalhadores do comércio, que têm forte presença no local e costumam trabalhar de domingo a domingo. Também foi denunciada a PEC 164/2012, conhecida como “PEC do estuprador”, que busca inviabilizar a interrupção da gravidez nos casos já autorizados no Brasil.