Brigadistas do Comitê de Apoio ao jornal A Nova Democracia de Porto Alegre e Região venderam 34 jornais da edição nº 256 no sábado, dia 17 de outubro, no bairro popular Santos Dumont, em São Leopoldo, local terrivelmente afetado pela enchente de maio no estado.
Indo de casa em casa e conversando com os moradores, o Comitê recolheu inúmeras denúncias do descaso e omissão do velho Estado brasileiro para com a população gaúcha em geral. Foi denunciado inúmeros casos de moradores que, apesar de contemplados para os auxílios emergenciais do governo, não puderam resgatar o dinheiro por falta de instrução e apoio do governo, e que mesmo assim, os cinco mil reais oferecidos não pagavam nem um terço dos danos a uma região onde a água cobriu os tetos das casas. Os moradores ainda denunciaram o “dique” que aos membros do comitê parecia mais um punhado irregular de terra e lixo, que deveria proteger o bairro das enchentes, os moradores denunciaram que qualquer chuva mais forte é suficiente para inundar toda a região.
Os moradores do bairro, organizados pelo Comitê de Apoio e Solidariedade Popular Gaúcho aos Atingidos pelas Enchentes (CASGAPE), foram protagonistas de diversas manifestações realizadas em São Leopoldo pela limpeza e reconstrução dos lugares atingidos pela cheia.
Muitos moradores, numa demonstração de apoio às denúncias da última edição, contribuíram com um valor além do preço de compra. No total, os dois brigadistas arrecadaram 34 reais.
O Comitê de Apoio convida apoiadores e entusiastas da imprensa popular e democrática para futuras brigadas no bairro, assim como em outras cidades da região metropolitana da capital Porto Alegre.