No domingo (3), atingidos pelas enchentes e apoiadores de São Leopoldo e região do Vale dos Sinos, conformaram o primeiro Comitê de Apoio e Solidariedade Popular Gaúcho aos Atingidos pelas Enchentes (CASGAPE). O Comitê surge com a iniciativa de exigir completa indenização dos governos de turno de plantão diante desse crime de Estado cometido contra o povo gaúcho.
Após leitura do manifesto de fundação o grupo discutiu problemas que são consequência das enchentes como: o acúmulo de entulho e lodo pelas ruas, o não restabelecimento do serviço de água nos bairros mais atingidos e a completa insuficiência das “medidas de reconstrução” anunciadas pelos governos federal e estadual. Outros problemas dos serviços públicos que atingem os moradores dos bairros mais populares também foram discutidos.
O grupo planeja agora realizar suas primeiras ações: expandir o alcance do CASGAPE, reunindo ao seu entorno todos aqueles atingidos e apoiadores que buscam cobrar o velho Estado de maneira combativa por uma completa indenização diante do crime de Estado e criação de políticas de contenção de cheias que realmente funcionem; cobrar os governos para que deixem de descaso e passem a agir para resolver verdadeiramente o problema das massas de São Leopoldo e do Rio Grande do Sul; criar e expandir redes de solidariedade e apoio mútuo para a reconstrução da vida dos atingidos pelas enchentes e tudo mais que for necessário para que crimes como esse não ocorram mais.
A iniciativa deixa claro que o povo gaúcho não ficará passivo diante desse crime cometido contra o povo e exigirá todos seus direitos frente ao crime de Estado que ceifou a vida de 172 pessoas.
Pelo manifesto, o CASGAPE convida todos aqueles que se revoltam diante desse crime de Estado que se juntem a essa luta e formem seus comitês locais nas suas ruas, bairros, cidades e locais de trabalho para que possam lutar e exigir do velho Estado indenização total por esse crime cometido contra o povo.
Acompanhe o CASGAPE:
Instagram: @casgape
WhatsApp: (51) 98155-0836
Chave pix: [email protected]
Abaixo o Manifesto do Comitê de Apoio e Solidariedade Popular aos Atingidos pelas Enchentes (CASGAPE):