RS: Ex-prefeita de Ivoti é condenada a 11 anos de prisão por fraude administrativa

Ex-prefeita de Ivoti, Maria de Lourdes Bauermann, foi condenada a 11 anos de prisão por fraudes na fila do SUS, com intuito de acumular capital político.
Foto: Reprodução

RS: Ex-prefeita de Ivoti é condenada a 11 anos de prisão por fraude administrativa

Ex-prefeita de Ivoti, Maria de Lourdes Bauermann, foi condenada a 11 anos de prisão por fraudes na fila do SUS, com intuito de acumular capital político.

No dia 11 de outubro Maria de Lourdes Bauermann (Progressistas), ex-prefeita de Ivoti, foi condenada por realizar fraude administrativa envolvendo a saúde pública. Investigada desde 2016 por um esquema de fraude que consistia em passar pacientes de Ivoti na frente da fila do SUS de Taquara, cidade próxima, com o auxílio de duas outras associadas, uma partidária do Progressistas e a vereadora eleita em Taquara Magali Vitorina da Silva (União Brasil).

Em 2017 o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) determinou a cassação do mandato da ex-prefeita de Ivoti por abuso de poder econômico e político, na época filiada ao partido Republicanos. Ela, que foi novamente candidata a prefeita de Ivoti nas eleições de 2024, só foi condenada após o fim do 1º turno.

Curiosamente a ex-prefeita envolvida no esquema utilizou a seguinte frase nas suas redes sociais: “Fechando com uma campanha limpa, linda e honesta!”. A ex-prefeita de Ivoti, sendo incapaz de ofertar recursos de saúde para a população do município, utilizou de artifícios fraudulentos, afetando a população de Taquara com seus esquemas. Devido ao grande número de abstenções durante as eleições municipais por todo o país, principalmente nas capitais, fica evidente a incapacidade do velho estado de resolver as questões públicas, caracterizando uma insatisfação popular crescente em relação às eleições burguesas.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: