RS: Mais protestos de atingidos pela enchente demandam casas prometidas pelo governo

Segundo números oficiais, mais de 1800 pessoas ainda seguem em abrigos em diversas cidades do Rio Grande do Sul.
Foto: Reprodução

RS: Mais protestos de atingidos pela enchente demandam casas prometidas pelo governo

Segundo números oficiais, mais de 1800 pessoas ainda seguem em abrigos em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Moradores da cidade de Eldorado do Sul, zona metropolitana de Porto Alegre, bloquearam a rodovia BR-290 exigindo o cumprimento do programa de compra assistida do governo, que auxilia na compra de casas para as pessoas que foram atingidas pelas enchentes de maio. A Polícia Rodoviária Federal tentou intimidar os manifestantes divulgando nas redes sociais que “estava monitorando” a BR-290 após divulgação da data dos atos, porém o protesto ocorreu da mesma forma.

Eldorado do Sul foi uma das cidades mais atingidas em todo o estado, tendo sido construída em área de várzea. A cidade teve todo o seu território alagado pelas grandes enchentes do início do ano, com pouquíssimos moradores permanecendo na cidade durante o período da cheia e quase todos os 41 mil habitantes foram evacuados para abrigos em Porto Alegre e outras cidades.

Conforme noticiado no monopólio de imprensa Correio do Povo, a cidade tem mais de duas mil famílias cadastradas para a compra assistida de imóveis, número ridiculamente baixo em comparação a população da cidade, porém apenas 58 receberam o benefício até então, o que é menos de 3% do total de pedidos.

A mobilização é apenas uma de diversas que ocorreram no mês de novembro na zona metropolitana. No início do mês, centenas de moradores se mobilizaram em Porto Alegre reivindicando o mesmo benefício prometido pelo governo. Segundo números oficiais, mais de 1800 pessoas ainda seguem em abrigos em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: