Moradores da cidade de Eldorado do Sul, zona metropolitana de Porto Alegre, bloquearam a rodovia BR-290 exigindo o cumprimento do programa de compra assistida do governo, que auxilia na compra de casas para as pessoas que foram atingidas pelas enchentes de maio. A Polícia Rodoviária Federal tentou intimidar os manifestantes divulgando nas redes sociais que “estava monitorando” a BR-290 após divulgação da data dos atos, porém o protesto ocorreu da mesma forma.
Eldorado do Sul foi uma das cidades mais atingidas em todo o estado, tendo sido construída em área de várzea. A cidade teve todo o seu território alagado pelas grandes enchentes do início do ano, com pouquíssimos moradores permanecendo na cidade durante o período da cheia e quase todos os 41 mil habitantes foram evacuados para abrigos em Porto Alegre e outras cidades.
Conforme noticiado no monopólio de imprensa Correio do Povo, a cidade tem mais de duas mil famílias cadastradas para a compra assistida de imóveis, número ridiculamente baixo em comparação a população da cidade, porém apenas 58 receberam o benefício até então, o que é menos de 3% do total de pedidos.
A mobilização é apenas uma de diversas que ocorreram no mês de novembro na zona metropolitana. No início do mês, centenas de moradores se mobilizaram em Porto Alegre reivindicando o mesmo benefício prometido pelo governo. Segundo números oficiais, mais de 1800 pessoas ainda seguem em abrigos em diversas cidades do Rio Grande do Sul.