Sob forte chuva, quase 80 pessoas, entre familiares e amigos, realizaram uma vigorosa manifestação exigindo a punição dos policiais assassinos do operário Rudimar Rolim Machado, de 37 anos. A manifestação ocorreu no dia 7 de abril, às 15h20, em Erechim (RS), na rua Ermínio Vítor Peccin, bairro Aeroporto Vitória II, onde Rudimar foi assassinado pela Polícia Militar (PM) no dia 23/05.
Leia também: RS: Policia Militar assassina operário em Erechim
Instituições e imprensa tendenciosa buscam apagar a luta da família
Nem mesmo as perseguições que a família sofreu por denunciar o assassinato, ou a negligência dos órgãos estatais e da imprensa tendenciosa de Erechim, puderam impedir a família de ir às ruas exigir justiça por Rudimar Rolim Machado. Familiares e amigos compareceram à manifestação com faixas e cartazes com a consigna Justiça para Rudimar, enquanto que suas filhas levaram uma faixa especial com os dizeres As filhas pedem justiça pela morte do pai.
Durante as intervenções, a família denunciou o silêncio cúmplice da imprensa e órgãos estatais, que desde o dia da execução buscaram criminalizar o trabalhador e sua família e defender os policiais assassinos.
Os familiares também denunciaram os alarmantes índices de violência policial contra o povo gaúcho. Um estudo da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, divulgado no início de março, que aponta que a violência policial no no estado cresceu 41% em 2022 em relação ao ano anterior, foi citado mais de uma vez.
Família exige a punição dos policiais assassinos e promete lutar até o fim
A manifestação angariou amplo apoio das massas que transitavam no local e terminou com um minuto de oração no exato local onde Rudimar Rolim Machado foi assassinado. A família agradeceu a toda comunidade de Erechim presente e demarcou que irá continuar na luta até a punição dos quatro policiais assassinos.