RS: Manifestação exige punição para policiais assassinos de operário

Mais de 80 pessoas estiveram presentes na manifestação. Foto: Dilmar Machado

RS: Manifestação exige punição para policiais assassinos de operário

Sob forte chuva, quase 80 pessoas, entre familiares e amigos, realizaram uma vigorosa manifestação exigindo a punição dos policiais assassinos do operário Rudimar Rolim Machado, de 37 anos. A manifestação ocorreu no dia 7 de abril, às 15h20, em Erechim (RS), na rua Ermínio Vítor Peccin, bairro Aeroporto Vitória II, onde Rudimar foi assassinado pela Polícia Militar (PM) no dia 23/05.

Leia também: RS: Policia Militar assassina operário em Erechim

Instituições e imprensa tendenciosa buscam apagar a luta da família

Nem mesmo as perseguições que a família sofreu por denunciar o assassinato, ou a negligência dos órgãos estatais e da imprensa tendenciosa de Erechim, puderam impedir a família de ir às ruas exigir justiça por Rudimar Rolim Machado. Familiares e amigos compareceram à manifestação com faixas e cartazes com a consigna Justiça para Rudimar, enquanto que suas filhas levaram uma faixa especial com os dizeres As filhas pedem justiça pela morte do pai

Faixa mostra fotos de Rudimar com suas duas filhas, de quatorze e três anos. Foto: Dilmar Machado

Durante as intervenções, a família denunciou o silêncio cúmplice da imprensa e órgãos estatais, que desde o dia da execução buscaram criminalizar o trabalhador e sua família e defender os policiais assassinos.

Leia também: Entrevista com Dilmar Machado, irmão de Rudimar Machado, operário assassinado pela Polícia Militar em Erechim (RS)

Os familiares também denunciaram os alarmantes índices de violência policial contra o povo gaúcho. Um estudo da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, divulgado no início de março, que aponta que a violência policial no no estado cresceu 41% em 2022 em relação ao ano anterior, foi citado mais de uma vez.

Família exige a punição dos policiais assassinos e promete lutar até o fim

A manifestação angariou amplo apoio das massas que transitavam no local e terminou com um minuto de oração no exato local onde Rudimar Rolim Machado foi assassinado. A família agradeceu a toda comunidade de Erechim presente e demarcou que irá continuar na luta até a punição dos quatro policiais assassinos.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: