Durante o mês de dezembro, diversas manifestações pedindo o fim da escala 6×1 ocorreram em todo o estado. Em Porto Alegre, a luta se centrou principalmente contra a escala 10×1 (dez dias de trabalho, um dia de folga) promovida pelo conglomerado da família Zaffari, do ramo dos supermercados, mas também envolvida com a especulação imobiliária, destruição do meio ambiente e em despejos de populações tradicionais, conforme já foi denunciado pelo AND.
Em diversos atos que ocorreram durante todo o mês, nos dias 20, 13, 10 e 6 de dezembro, manifestantes entraram, por diversas vezes, dentro dos supermercados do Zaffari com faixas e panfletos para denunciar a escala desumana. Em resposta, a justiça do estado concedeu, no dia 18, uma liminar que proíbe as manifestações dentro das unidades da empresa, após supostamente serem ameaçados pelos manifestantes quando estes ecoaram a palavra de ordem “Família Zaffari, a tua hora vai chegar”.
A escala que permitia os dez dias de trabalho seguidos só era possível por meio de acordos entre as empresas de varejo do Rio Grande do Sul e o Sindicato dos Empregados no Comércio. Após a jornada de protestos, o sindicato afirmou que “Os acordos que temos com extensão de jornada para 10×1 vencem em 31 de dezembro e não vamos renovar esta autorização…”. Porém, não ainda não foi dito nada em relação a como novos acordos vão ser feitos.