Moradores fecham BR-285 em protesto contra ordem de despejo. Foto: Rádio Uirapuru
Moradores da Ocupação 4 do bairro José Alexandre Zachia fecharam a rodovia BR-285, na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, na manhã do dia 3 de agosto. Os moradores usaram pedaços de galhos, madeiras e pneus para a ação. Eles exigem moradia digna e denunciam o fato de terem recebido uma liminar de despejo dando o prazo de 30 dias para que desocupem o terreno onde moram na cidade gaúcha.
Os moradores também levaram faixas e cartazes denunciando a falta de moradia. Crianças e idosos que moram na ocupação também participaram do ato.
Em entrevista à rádio Uirapuru, um dos moradores que participava do protesto afirmou que os trabalhadores não têm para onde ir e que 30% das pessoas que moram na ocupação perderam seus empregos durante a pandemia. Segundo ele, são 3.500 pessoas que não têm para onde ir se forem despejadas. O homem também afirmou que a liminar saiu no dia 22 de julho, porém chegou nos moradores apenas no dia 3 de agosto.
A ocupação já tem 8 anos e até hoje a prefeitura de Passo Fundo sequer forneceu água e luz para a comunidade, direitos básicos que os moradores também exigiram durante o protesto.
Os manifestantes afirmaram que seguirão com as barricadas até algum representante da prefeitura ir até o local