Há mais de dois anos, diversos bairros periféricos da cidade de Portão, zona metropolitana de Porto Alegre (RS), têm sofrido pela falta de água e pela contaminação da mesma. A água chega às casas com coloração marrom ou preta e contaminada com sujeira. Mesmo assim, no site da empresa responsável pela administração da água na cidade, a CORSAN, consta que o abastecimento está regularizado e não responde às reclamações.
Um correspondente local de Portão recolheu diversas denúncias de moradores da cidade sobre a situação da água: !Aqui em casa, a falta de água tem sido um problema sério. Pelo menos duas vezes por mês, o abastecimento é interrompido, e em algumas situações, ficamos mais de um dia sem água. Em algumas situações, ficamos mais de um dia sem água. Quando a água volta, a pressão muitas vezes é muito fraca, e em várias ocasiões, chega suja, com cor e cheiro estranhos, o que nos obriga a descartar ou filtrar antes de usar. Temos uma pessoa acamada, que precisa de banho regularmente. Quando a água falta, fica muito difícil manter a higiene dela, o que compromete sua saúde e bem-estar.”
Outro morador afirmou: “A falta de água, assim, de anos. E a questão da contaminação, às vezes, não sei se posso dizer que é uma contaminação de cloro. Isso aí é de anos também. É de anos. Só que não era com tanta frequência como agora. Agora já está há dias já. Pelo menos lá em casa está há dias assim. O que afeta para mim, meu, é que… Pô, duas crianças pequenas, o cara está correndo risco de muita coisa, né? O meu filho, por exemplo, ontem estava vomitando. E a gente não sabe se foi uma intoxicação, talvez da água. Hoje, graças a Deus, ele está bem.“
As reclamações da comunidade da cidade foram tantas que, na sessão da câmara dos vereadores do dia 11 de fevereiro, um dos vereadores puxou o tema novamente e também trouxe consigo uma garrafa de água que ele coletou, onde mostra resquícios da contaminação da água. Outros vereadores no dia também relatam que vêm sendo fortemente cobrados por conta da falta de água e contaminação da mesma.