RS: Moradores sofrem com falta de fornecimento de água pela Corsan/Aegea

Os moradores há quatro meses enfrentam constante desabastecimento de água, e quando a recebem, ela vem completamente suja e fedorenta. Enquanto isso, a empresa e a prefeitura nada fazem para mudar tal situação.
Foto: Reprodução

RS: Moradores sofrem com falta de fornecimento de água pela Corsan/Aegea

Os moradores há quatro meses enfrentam constante desabastecimento de água, e quando a recebem, ela vem completamente suja e fedorenta. Enquanto isso, a empresa e a prefeitura nada fazem para mudar tal situação.

Desde novembro do ano passado, moradores de Lagoa Vermelha relatam o péssimo trabalho exercido pela empresa privada Aegea. Conforme os relatos, a irregularidade no provimento, que conta com água suja e malcheirosa, tem sido semanal. Segundo moradores, a falta de água já chegou a durar de dois a três dias.

A prefeitura da cidade se mostra ciente da situação vergonhosa. O prefeito Eloir Morona (PP) e o vice-prefeito, Alessandro Muliterno (PODEMOS), estiveram em uma reunião com representantes da Corsan/Aegea em 17 de fevereiro, para debater questões relacionadas ao abastecimento de água no município e possíveis reajustes nas tarifas dos serviços prestados pela empresa, sem mais informações fornecidas sobre o andamento da reunião, até então.

A vereadora Charise Bresolin (PP) também esteve em encontro com Zauri Antonio Bottan Junior, representante da Corsan/Aegea, para tratar da falta de água. Durante a conversa, foi informado que a empresa trabalha diariamente para atender as demandas e melhorar o serviço prestado à população. Em relato superficial e cínico para o site da Câmara Municipal de Lagoa Vermelha/RS, a vereadora afirmou: “Torcemos para que esse serviço que é prioritário melhore ainda mais. Constatei que a empresa está com pessoal altamente qualificado e comprometido em entregar um serviço de qualidade aos munícipes.”

Charise Bresolin e Zauri Antonio Bottan Junior. Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Lagoa Vermelha/RS.

Em reação de indignação, moradores da cidade escrevem seus relatos através de um grupo da cidade no Facebook:

Relatos de moradores da cidade. Foto: Redes Sociais.

A designação de: “Os antigos donos”, no primeiro relato, seria direcionada à estatalidade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que foi privatizada em 2023.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: