RS: Presídio de Charqueadas registra terceira morte por Covid-19 e 324 infectados

RS: Presídio de Charqueadas registra terceira morte por Covid-19 e 324 infectados

Print Friendly, PDF & Email


Penitenciária Estadual do Jacuí, que acumula 75% dos presos em quarentena com Covid-19 do RS (Fonte: GaúchaZH)

No 1° de agosto, um homem de 35 anos, cujo nome não foi anunciado, faleceu na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas, que fica na região metropolitana de Porto Alegre. O caso somou-se a duas outras mortes por Covid-19 no mesmo presídio ocorridas no mês de julho. Segundo boletim do governo do estado, a PEJ registra 324 infectados pelo coronavírus.

A Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Sul (Seapen) forneceu dados escassos do paciente, alegando que ele estava internado na UTI desde o dia 19 de julho. Já no dia 13 de julho, a primeira vítima do presídio falecia: um homem de 55 anos. Apenas três dias depois, um homem de 70 anos teve o mesmo destino.

Apesar das alegações do diretor do presídio, o major Fabiano Dorneles, de que há certo isolamento nas galerias e celas exclusivas para pacientes com Covid, os números tendem a indicar uma enorme negligência para com a saúde e a situação sanitária dos internos, quando mais de 300 deles apresentam infecção pelo vírus, cinco deles estando hospitalizados. O próprio diretor admite que há galerias com superlotação de mais de 200 pessoas.

Segundo o boletim do governo do Rio Grande do Sul divulgado no dia 01/08, 431 dos presos do estado estão em quarentena, sendo 324 deles da PEJ, 75% do total.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: