Rússia: Ativistas atacam centro de recrutamento militar contra a invasão na Ucrânia

Rússia: Ativistas atacam centro de recrutamento militar contra a invasão na Ucrânia

Print Friendly, PDF & Email

Dois ativistas anti-guerra atiraram pelo menos sete coquetéis molotov contra um prédio onde ocorriam alistamentos militares na cidade de Nizhnevartovsk, Rússia, no dia 4 de maio. A ação foi realizada às 3h da manhã e os dois ativistas não foram identificados. Um vídeo do ataque foi divulgado na internet.

Cinco outros centros de recrutamento militar já foram alvo de ataques com coquetéis molotov desde o início da guerra de agressão da Rússia à Ucrânia, em 24 de fevereiro. O último ataque em Nizhnevartovsk coincide com o início da temporada anual de alistamento obrigatório da Rússia para o serviço militar.

Para reprimir o movimento de massas anti-guerra de agressão imperialista na Rússia, poucas semanas após a invasão à Ucrânia no dia 24 de fevereiro, o parlamento russo aprovou uma lei que proíbe a divulgação de notícias “falsas” sobre as ações militares russas contra a Ucrânia. Dentro de “divulgar notícias falsas” estão enquadradas manifestações e quaisquer outros tipos de protesto popular. A pena prevista nessa lei pode ser de até 15 anos de prisão.

Três dias após a sua aprovação, pelo menos 60 novas denúncias já haviam sido abertas contra aqueles que, no entender do Estado imperialista russo, “divulgaram notícias falsas” sobre o exército reacionário russo, principalmente contra manifestantes.

Ativistas incendeiam centro de alistamento militar na Rússia. Foto: Reprodução.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: