São Paulo abriga quase metade da população de rua no Brasil

São Paulo abriga quase metade da população de rua no Brasil

Um levantamento que aponta que no Brasil existem mais de 300 mil pessoas em situação de rua. Somente no estado de São Paulo, são mais de 126 mil, o que corresponde a 41,9% do total no País. Os dados são do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na cidade de São Paulo, são mais de 80 mil pessoas em situação de rua, sendo a cidade com a maior concentração no país. Os dados correspondem a julho de 2024. O mesmo estudo realizado em dezembro de 2023 apontava na cidade um total de 64 mil. Havendo um crescimento de 24% no período de 6 meses.

Os dados são levantados através do banco de dados do Cadastro Único (CadÚnico), responsável pelo cadastramento socioeconômico no país para a inclusão em benefícios do Governo Federal. 

Em 2021, o PIB de São Paulo foi de mais de R$ 828 bilhões, 4° maior da América. Sendo a cidade mais rica da América Latina, em São Paulo há também uma maior concentração de miséria e pobreza, o que demonstra que o crescimento econômico é fruto de uma maior carestia de vida ao povo e as massas no geral. 

Em relação à habitação, atualmente na cidade de São Paulo existem mais de 675 mil imóveis desocupados, o suficiente para abrigar duas vezes a população em situação de rua no Brasil. 

Tais dados somente arranham a superfície da desigualdade socioeconômica existente no país, produto do modelo econômico vigente e mantido pelo velho Estado burocrático-latifundiário. O custo das crises é colocado sob o ombro das massas despossuídas e os lucros exorbitantes de grandes burgueses, latifundiários e dos monopólios imperialistas são concentrados, cada vez mais, em poucas mãos.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: