SC: Estudantes estendem faixa em comemoração aos 45 anos da Novembrada na UFSC

O embandeiramento ocorreu após diversas mobilizações envolvendo o Centro de Convivência voltarem a acontecer na UFSC.
Faixa colocada pelo Movimento Maruí. Foto: Reprodução

SC: Estudantes estendem faixa em comemoração aos 45 anos da Novembrada na UFSC

O embandeiramento ocorreu após diversas mobilizações envolvendo o Centro de Convivência voltarem a acontecer na UFSC.

No dia 21 de novembro, foi realizado um embandeiramento em comemoração aos 45 anos da novembrada no prédio do Centro de Convivência (prédio em que a manifestação foi planejada). A ação foi realizada pelo Movimento Maruí.

Ocorrida quando da vinda do Ditador João Figueiredo à Florianópolis, a manifestação conhecida como novembrada foi, à época, planejada por estudantes da UFSC no Centro de Convivência e foi vitoriosa em demonstrar o desprezo das massas estudantis e trabalhadoras ao então regime militar fascista.

O embandeiramento ocorreu após diversas mobilizações envolvendo o Centro de Convivência voltarem a acontecer na UFSC, começando com a Ocupação do prédio em 2022, ocasião na qual membros do Comitê de Apoio ao AND entrevistaram estudantes organizados na Rede Independente de Articulação, que coordenavam a Ocupação.

Houve também uma Ocupação relâmpago em 2023, quando foi cortada a energia do prédio, e a colocação de faixas em defesa do Movimento Estudantil Combativo na primeira metade de 2024. Todas as ações foram assinadas pela R.I.A.

Neste ano os ativistas da R.I.A se reorganizaram e conformaram o Movimento Maruí, publicando um texto explicando a mudança no nome da organização e o prosseguimento com os princípios de Classismo, Independência e Combatividade. Agora, o Movimento retoma as ações envolvendo o prédio histórico para o Movimento Estudantil Catarinense e Brasileiro, que vem sendo abandonado pelas sucessivas gestões da UFSC. 

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: