Cerca de 100 moradores da cidade de Penha, no litoral norte de Santa Catarina, fizeram um protesto, no dia 2 de janeiro, contra a falta de água que assola o município há alguns dias.
O ato foi em frente à sede da empresa Águas da Penha, concessionária responsável pelo abastecimento da água da cidade. A manifestação, que se iniciou por volta das 9h, teve cartazes, baldes vazios e gritos como Queremos água.
Em dezembro de 2019, foi inaugurado um reservatório que prometia resolver o problema de desabastecimento, fato que levou ao aumento da conta de água dos moradores. Porém, a falta d’água persiste e, segundo moradores, os problemas relacionados a água no município já duram mais de 20 anos.
Em nota, a prefeitura disse que a questão é de responsabilidade da empresa, pois o serviço é privatizado, e que o contrato com a mesma foi assinado pela gestão anterior. Já a empresa diz que conta com a ajuda da prefeitura para resolver o problema. Diante do impasse e da enrolação, as massas encontraram o caminho da luta.
Moradores protestam contra a falta d’água na cidade de Penha, em Santa Catarina. Foto: Foto: Lizy Borges/NDTV