Durante a noite do dia 7 de dezembro e na madrugada do dia 8 de dezembro, estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) ocuparam de forma relâmpago o Centro de Convivência da UFSC. A ocupação teve como objetivo reaver o chamado Conviva, espaço de convivência para os alunos que existe desde os primórdios da Universidade. Cerca de 17 alunos pertencentes aos mais diversos cursos de graduação participaram.
Foram produzidas diversas pinturas pelos estudantes, duas delas com as consignas Somos estudantes, não somos pacifistas e Rebelar-se é justo. Além disso, os estudantes exibiram faixas com os dizeres Voltaremos mais fortes e preparados e Lutar pela educação com unhas e dentes como forma de agitação para as próximas lutas a serem travadas no semestre que está por vir. Também houve roda com leitura de poesias.
O Centro de Convivência é um prédio histórico da luta estudantil na UFSC e atualmente sofre com o abandono por parte da reitoria e do Diretório Central dos Estudantes, dirigido por forças oportunistas.