Policial invade apartamento e agride estudantes em Santa Catarina. Foto: Banco de Dados AND
No dia 3 de agosto, por volta das 22h, um policial militar que estava de folga, identificado como Marcio Hugen, invadiu o apartamento e agrediu covardemente quatro jovens no bairro Coral em Lages, na Serra catarinense. Um vídeo que circula na internet mostra que o policial entra no apartamento e começa a agredir as jovens mulheres com um cassetete. Ele desfere golpes no rosto, nas costas e nos braços das jovens. As agressões começam depois que a mulher dele que não foi identificada entra no apartamento, agride e tenta tirar o celular de uma das jovens, que gravava a ação.
Segundo relato, as agressões começaram porque o policial, sentindo-se no direito, tentou impedir as mulheres de comemorarem a aprovação de um trabalho de faculdade de uma delas. Quatro delas são moradoras do apartamento, e uma quinta jovem estava no local. A desculpa para a covardia é que teria ficado incomodado com o barulho.
“Às 22h a gente parou com a música, temos tudo documentado. A gente não permitiu a entrada dele no apartamento. Aí começou o que os vídeos por si só já mostram”, conta uma das jovens.
No vídeo, o homem, que aparece de camisa preta, bate inicialmente com o cassetete em uma mesa e depois, após o desenrolar da briga, ele agride uma das jovens, já no chão. Uma das colegas da vítima grita: “Para de bater nela, para de bater nela, para de bater nela, pelo amor de deus, pelo amor de deus, você tem problemas. Idiota!”, diz a colega, revoltada.
“Ele invadiu nosso apartamento com o cassetete e começou a nos bater porque estávamos comemorando o Trabalho de Conclusão de Curso de uma amiga nossa que mora com a gente”, contou uma outra vítima.
As vítimas, com idade entre 21 e 23 anos, fizeram exame de corpo de delito que revelaram os hematomas no rosto, braços e costas.
Policiais e abusos em Santa Catarina
Este caso não foi o único. Na madrugada do dia 2 de agosto policiais militares agrediram dois jovens em Guabiruba, no Vale do Itajaí. Cerca de 25 jovens, que tinham entre 18 e 24 anos, estavam em uma festa em um quiosque no bairro Holsten, e policiais chegaram ao local após receberem um chamado para acabar com a festa.
O vídeo capturou um trecho da ação covarde e repudiante da polícia no quiosque. Ao ouvir uma queixa de um dos jovens, o policial desfere um soco na barriga de um rapaz aleatório; os policiais continuam a sessão de espancamento e chegam a usar a arma para bater na barriga de um dos garotos.