Nas últimas semanas, a Alemanha registrou repetidas e curtas “greves de advertência” nas quais dezenas de milhares de trabalhadores participaram. Por exemplo, os serviços municipais de coleta de lixo em Hamburgo, Munique, Frankfurt e Berlim informaram que O lixo não será coletado – por quatro dias.
Como nas greves anteriores em vários setores, as exigências são principalmente para compensar a inflação maciça dos últimos anos: os cerca de 2,5 milhões de funcionários do setor público devem receber um aumento salarial de 8%, mas pelo menos 350 euros a mais.
As próximas negociações deverão ocorrer no final da próxima semana.
Esse é outro motivo pelo qual a Verdi planeja fazer greve em onze aeroportos alemães na segunda-feira. O Aeroporto de Berlim/Brandemburgo (BER) planeja encerrar completamente suas operações na segunda-feira. Todas as partidas e chegadas planejadas poderão ser canceladas devido à paralisação das atividades. Os aeroportos de Munique, Frankfurt am Main e Hamburgo também esperam que as greves de advertência anunciadas por Verdi tenham um grande impacto nas operações de voo.