Setor público da Alemanha entra em greve

Trabalhadores de creches, da limpeza urbana e de aeroportos da Alemanha estão em greve por aumento salarial.
12.02.2025, Hamburg: Ein Plakat mit der Aufschrift «Warnstreik» hängt in einem Terminal im Hamburger Flughafen. Seit der Nachtschicht (22:00 Uhr) sind die Mitarbeiter der Flughafen Hamburg GmbH zum Warnstreik aufgerufen. Foto: Bodo Marks/dpa +++ dpa-Bildfunk +++

Setor público da Alemanha entra em greve

Trabalhadores de creches, da limpeza urbana e de aeroportos da Alemanha estão em greve por aumento salarial.

Nas últimas semanas, a Alemanha registrou repetidas e curtas “greves de advertência” nas quais dezenas de milhares de trabalhadores participaram. Por exemplo, os serviços municipais de coleta de lixo em Hamburgo, Munique, Frankfurt e Berlim informaram que O lixo não será coletado – por quatro dias.

Como nas greves anteriores em vários setores, as exigências são principalmente para compensar a inflação maciça dos últimos anos: os cerca de 2,5 milhões de funcionários do setor público devem receber um aumento salarial de 8%, mas pelo menos 350 euros a mais.

As próximas negociações deverão ocorrer no final da próxima semana.

Esse é outro motivo pelo qual a Verdi planeja fazer greve em onze aeroportos alemães na segunda-feira. O Aeroporto de Berlim/Brandemburgo (BER) planeja encerrar completamente suas operações na segunda-feira. Todas as partidas e chegadas planejadas poderão ser canceladas devido à paralisação das atividades. Os aeroportos de Munique, Frankfurt am Main e Hamburgo também esperam que as greves de advertência anunciadas por Verdi tenham um grande impacto nas operações de voo.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: