Síria: Mais de 20 mil protestam contra bombardeios da guerra imperialista

Síria: Mais de 20 mil protestam contra bombardeios da guerra imperialista

Print Friendly, PDF & Email

Uma onda de protestos ocorreu na província de Idlib, na Síria, contra os últimos bombardeios lançados na região pelo imperialismo russo e pelo regime semicolonial e semifeudal de Bashar Al-Assad. Na cidade de Maarat al-Nouman, na mesma província, ocorreu o maior dos protestos, que lançou às ruas mais de 25 mil pessoas. O mesmo ocorreu, em menores proporções, em mais de 20 cidades e aldeias da região.

Um dos cartazes dizia: “Russia e Bashar Al-Assad nos bombardeiam e dizem que nós somos os terroristas”. Um trabalhador, de 36 anos, que participou da marcha declarou: “Nós só queremos enviar uma mensagem para o resto do mundo, de que nós somos apenas um povo oprimido que anseia por liberdade”.

Os bombardeios alvos de protestos iniciaram-se no dia 5 de setembro e tinha como alvo territórios controlados pela Frente Al Nusra – grupo armado islâmico que outrora manteve relações com a Al-Qaeda, desvinculou-se dela e atua como lacaio do imperialismo ianque na região, sendo por ele financiado. Em meio à pugna dos imperialistas russos e ianques através de seus lacaios, as massas populares, sobretudo os camponeses, pagam o preço da guerra imperialista com seu próprio sangue e, na ausência de uma força revolucionária proletária que assuma seus interesses legítimos, acabam sendo arrastadas para um dos campos da polarização.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: