SP: 138 famílias ocupam latifúndio em Mirante do Paranapanema

As 138 famílias camponesas tomaram o latifúndio pela 13º vez seguida desde 1995, em resposta à demora do Estado em entregar as terras aos camponeses organizados.
Camponeses ocupam latifúndio em SP. Foto: Banco de Dados AND

SP: 138 famílias ocupam latifúndio em Mirante do Paranapanema

As 138 famílias camponesas tomaram o latifúndio pela 13º vez seguida desde 1995, em resposta à demora do Estado em entregar as terras aos camponeses organizados.

Neste 7 de setembro, cerca de 138 famílias ocuparam o latifúndio Santa Cruz do Kurata, localizado no Mirante de Paranapanema, município a 50 km de Presidente Prudente. As 138 famílias camponesas tomaram o latifúndio pela 13º vez seguida desde 1995, em resposta à demora do Estado em entregar as terras aos camponeses organizados.

O latifúndio, que tem 1,4 mil hectares de terras improdutivas, está listado nas terras devolutas da União e está sendo grilado pelo latifundiário Kazuyoshi Kurata conforme comprovado em decisão judicial, mas até hoje o latifúndio não foi entregue para a reforma agrária. Cansados de aguardar a resposta do velho Estado, os camponeses ocuparam o latifúndio.

No Pontal do Paranapanema existem cerca de 150 mil hectares de terras devolutas usadas por centenas de latifundiários para a grilagem. A área é equivalente a cidade de São Paulo. As terras são prometidas para os camponeses há décadas, mas nunca foram entregues.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: