Camelôs que trabalham na região do Brás, no centro de São Paulo, enfrentaram de forma combativa uma ação da Polícia Militar (PM), no dia 16 de dezembro. Os policiais tentaram roubar as mercadorias dos trabalhadores que, por sua vez, se recusaram a entregar. Os policiais agrediram os ambulantes com cassetetes e estes reagiram atirando todo tipo de objeto que encontraram para se defender.
No vídeo gravado pelo monopólio de imprensa, os policiais pegam a mercadoria dos camelôs que tentam retomá-la. Os militares deram chutes e golpes de cassetete, porém os ambulantes não se intimidam e foram para cima dos agentes, fazendo estes recuarem.
Em entrevista ao monopólio de imprensa G1, um ambulante chamado Matheus disse que a ação dos policiais de roubar a mercadoria dos trabalhadores é constante. Ele disse ainda que, devido à crise que o país vive e ao alto índice de desemprego, muitas pessoas são obrigadas a recorrer ao emprego informal para conseguir sobreviver. “A gente depende disso, se não tiver isso aqui não paga as contas, não paga o aluguel”, diz o ambulante.
A PM informou que nenhuma ocorrência foi feita, e que ninguém foi preso durante a operação repressiva, e que ainda analisará as imagens.
PMs agridem camelôs no entro de São Paulo. Foto: G1
Assista no link: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/12/16/policia-e-ambulantes-entram-em-confronto-no-bras-no-centro-de-sp.ghtml