Em São Paulo, evento celebra 20 anos do AND. Foto: Banco de Dados AND
Com o auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo lotado, ocorreu a celebração de 20 anos do jornal AND, em São Paulo. O evento, organizado pelo Comitê de Apoio ao AND da capital paulista, ocorreu na tarde do dia 8 de outubro, e contou com a presença de jovens, trabalhadores e moradores de comunidades.
A celebração tratou de temas fundamentais, como a importância da imprensa popular e democrática, a situação política nacional e internacional. À frente e ao lado do auditório, grandes faixas estampam: Viva a imprensa popular e democrática! e Viva os 20 anos do jornal A Nova Democracia!
A atividade iniciou-se com, todos de pé, cantando de forma uníssona o hino do proletariado internacional, A Internacional, seguida de uma bela homenagem aos veteranos fundadores do jornal: o diretor geral licenciado por razões de saúde, Fausto Arruda; o fundador de AND, José Maria Galhasi, falecido recentemente, e o grande companheiro Waldir Tavares. Em homenagem a todos, foi lido um poema, escrito por ocasião do falecimento do companheiro José Maria, levantando o ânimo do auditório.
Estiveram presentes diversos movimentos democráticos, como a Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia (ExNEPe), os Comitês de Apoio ao AND da Baixada Santista e de Campinas, o Movimento Feminino Popular (MFP), Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR), Unidade Vermelha – Liga da Juventude Revolucionária (UV-LJR), Luta Popular por Moradia, além do diretor geral provisório de AND. Também esteve presente, com destaque, a vice-presidente da Associação de Moradores Nova Vila, que resistiu ao covarde despejo da comunidade Vila Municipal, em Carapicuíba, e em cuja intervenção agradeceu e saudou a existência do AND e sua coragem na denúncia dos crimes cometidos pelo governo contra o povo, em especial, na dita resistência.
Ao final do evento, selando-o com chave de ouro, o Coral Canto Geral entoou belas canções de luta, de autoria do grupo, que retratam a vida do campesinato pobre no país e a luta pela Revolução Agrária, tais como Santa Elina é dos camponeses, Corte Popular e Na Labuta. Poemas também foram apresentados ao público pelos leitores e apoiadores de AND.
Ao término, todos os presentes reforçaram, em celebração, o compromisso de brigar por garantir uma atividade longeva ao AND com brados: Não leia, não leia, jornal da burguesia! Leia o jornal A Nova Democracia!
Confira abaixo fotos da atividade:
Diretor geral provisório esteve presente no evento de celebração aos 20 anos. Foto: Banco de Dados AND
Salão Vladimir Herzog recebeu evento organizado pelo Comitê de Apoio. Foto: Banco de Dados AND
Fala da vice-presidente da Associação de Moradores Nova Vila, da comunidade Vila Municipal, em Carapicuíba. Foto: Banco de Dados AND
Banquinha de produtos à venda. Foto: Banco de Dados AND
Celebração de 20 anos do AND. Foto: Banco de Dados AND
Celebração de 20 anos do AND. Foto: Banco de Dados AND