SP: Mobilização de motoristas de ônibus conquista direitos e reajuste salarial

Trabalhadores do transporte público de São Paulo conseguem vitória após mobilização exigindo direitos negados pela empresa.

SP: Mobilização de motoristas de ônibus conquista direitos e reajuste salarial

Trabalhadores do transporte público de São Paulo conseguem vitória após mobilização exigindo direitos negados pela empresa.

Motoristas do transporte público de São Paulo conquistaram, após intensa mobilização, o reajuste salarial, o aumento do vale-alimentação e o direito ao descanso remunerado de 30 minutos na jornada de trabalho. As negociações foram realizadas após toda a categoria aprovar a greve e paralisação total da frota de ônibus em São Paulo ocorrida no dia 4 de julho

As reivindicações dos trabalhadores não eram atendidas a mais de quatro meses. A proposta da SPTrans (empresa responsável pelo gerenciamento do transporte público de São Paulo) era então somente de um reajuste salarial inferior ao exigido pelos trabalhadores.

No dia 3 de julho, às 18h30, os motoristas mobilizados aprovaram, sob a palavra de ordem uníssona “É greve, é greve, é greve”, a greve e paralisação total da frota de ônibus na cidade. A decisão da assembleia ocorreu após as reivindicações não serem atendidas novamente na reunião que aconteceu mais cedo no mesmo dia com a patronal.

Com o aviso geral da greve e a categoria pronta para cruzar os braços no dia seguinte bastaram-se 3 horas para que a SPTrans cedesse às exigências dos trabalhadores do transporte público. Às 22h00 do mesmo dia estava garantido os reajustes e o direito ao descanso remunerado.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: