SP: GTPPA conquista espaço em escola municipal para ministrar aulas e atividades pedagógicas

Foto: Correspondente local.

SP: GTPPA conquista espaço em escola municipal para ministrar aulas e atividades pedagógicas

Reproduzimos na íntegra a notícia enviada pelo correspondente local de Ribeirão Preto sobre a conquista do Grupo de Trabalho Popular Pedagogia em Ação (GTPPA):

A luta é o que muda! Derrubar os muros da universidade!

Após anos de mobilização e resistência, o Grupo de Trabalho Popular Pedagogia em Ação (GTPPA) finalmente conquistou um espaço para realizar as aulas e atividades pedagógicas no bairro. As atividades acontecerão na Escola Municipal Prof. Honorato De Lucca, no bairro Salgado Filho I, em Ribeirão Preto – SP. A busca de um espaço durou quatro anos e, embora as dificuldades não tenham sido poucas, o GTPPA não desistiu! Enfrentando cada obstáculo com determinação e ânimo para derrubar os muros das universidades e estar ao lado das massas.

O GTPPA é um projeto social, que em 2023 tornou-se também um projeto acadêmico, fundado em 2020 por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade de São Paulo (USP) – Campus Ribeirão Preto, juntamente com a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) e da Executiva Paulista de Estudantes de Pedagogia (ExPEPe) e a Frente de Luta Combativa da USP-RP em resposta à crise educacional e sanitária agravada pela pandemia de COVID-19.

O GTPPA nasceu como Comitê Sanitário de Solidariedade Popular com o propósito de levar a universidade à população durante a pandemia. As mães pediram ajuda aos estudantes com as atividades das crianças que a escola mandava via Ensino Remoto. 

Desde sua criação, o GTPPA tem se dedicado a oferecer não apenas apoio educativo, mas também ações de assistência social, como a distribuição de cestas básicas e orientações sobre cuidados sanitários contra o coronavírus. À medida que a pandemia avançava, identificamos a necessidade de reforçar o aprendizado das crianças da comunidade, e, assim, iniciamos nossas aulas de reforço.

Antes de conquistar o novo espaço, as aulas aconteciam em uma praça da EEI Francesco Cammilleri, mas as condições inadequadas – como o sol intenso, vento e falta de estrutura – prejudicavam o andamento das atividades. Agora, com o apoio da Escola Municipal Prof. Honorato De Lucca, temos a oportunidade de oferecer um ambiente mais adequado e seguro, o que fortalecerá ainda mais o nosso trabalho.

As aulas seguirão o propósito de levar a educação e o conhecimento à comunidade, alinhadas ao plano nacional da ExNEPe, que busca derrubar os muros da universidade e aproximá-la do povo. Além disso, o GTPPA também se dedica à divulgação do conhecimento científico, buscando um impacto duradouro tanto na comunidade quanto entre os estudantes da universidade.

Em março, divulgaremos o cronograma de atividades e faremos um convite aberto a todos os interessados em se voluntariar para este importante trabalho.

Agradecemos imensamente à direção da Escola Municipal Prof. Honorato De Lucca, pela confiança em nosso trabalho e por abrir as portas da escola para o GTPPA. Também queremos expressar nossa gratidão a todos que já fizeram parte dessa jornada e continuam a contribuir para o sucesso do projeto.

VIVA O GTPPA!
DERRUBAR OS MUROS DA UNIVERSIDADE, SERVIR AO POVO NO CAMPO E NA CIDADE!

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: