Desde o início da mobilização nacional dos povos indígenas por terra e contra o marco temporal, a Terra Indígena Jaraguá, zona norte de São Paulo (SP), têm sofrido um recrudescimento de intimidações e agressões promovidas pela Polícia Militar (PM), segundo denúncias dos indígenas da aldeia ao AND.
De acordo com as denúncias, as intimidações começaram a partir do dia 30 de maio, quando foi realizado o protesto massivo que bloqueou a Rodovia dos Bandeirantes contra o marco temporal. Os indígenas denunciam que o policiamento tem sido ostensivo e intimidatório e que há casos de invasão das áreas seguida de abordagem por parte dos policiais.
No dia 04 de junho, novas agressões foram feitas durante um protesto dos indígenas contra a repressão e o marco temporal.
Ainda segundo os relatos enviados ao AND, os episódios de violência continuam a ocorrer apesar das mobilizações e denúncias, com policiamento ostensivo e perseguição cada vez maior contra as lideranças. O AND seguirá acompanhando e reportando os desdobramentos desta perseguição.