Na tarde do dia 14/09 dezenas de Guaranis ocuparam parte das antenas de TV e de telefonia celular do Parque Estadual do Jaraguá, na zona norte de São Paulo. Reivindicando a demarcação de suas terras, essa ocupação faz parte de uma série de manifestações e protestos, como os acampamentos feitos em Brasília em frente ao Ministério da “Justiça” e a ocupação de parte do escritório da presidência da republica na Av. Paulista.
Diante do criminoso ataque do Ministério da “Justiça” que anulou a declaração da terra indígena Jaraguá por meio da portaria 683, o povo Guarani se coloca de maneira combativa para alcançar o que é seu por direito. A ocupação das antenas de transmissão que são compartilhadas pela Globo, Bandeirantes e Cultura deixam clara a disposição de luta deste povo.
“Nosso povo não sairá das antenas enquanto o governador não se dispuser a conversar. Tiramos os funcionários das torres, pacificamente, e a próxima ação é cortar o sinal das TVs e de telefonia!”, afirmou Tamikuã Txihi, uma das lideranças.
“Não sairemos das torres sem uma resposta. Estamos dispostos a lutar pela nossa terra e pela nossa dignidade. O que estão fazendo é expulsar os indígenas de uma terra que é nossa”, afirmou Xondaro em outra antena de transmissão.