SP: Metalúrgicos em greve exigem pagamento atrasado com protestos em frente à fábrica

No dia 30 de janeiro, os operários da Sidor de Sorocaba realizaram um protesto em frente às instalações da fábrica.
Operários da Sidor realizam protesto após sete dias de greve. Foto: Divulgação

SP: Metalúrgicos em greve exigem pagamento atrasado com protestos em frente à fábrica

No dia 30 de janeiro, os operários da Sidor de Sorocaba realizaram um protesto em frente às instalações da fábrica.

No dia 30 de janeiro, os operários da Sidor de Sorocaba realizaram um protesto em frente às instalações da fábrica. A mobilização é parte da greve que iniciou no dia 23/01 para exigir pagamento de salários. Os operários da produção estão com os vale-salários atrasados desde o dia 20/01, enquanto os trabalhadores da administração estão com os salários referentes a dezembro atrasados desde o dia 05/01. Por conta da mobilização, os patrões foram também obrigados a depositar o décimo terceiro, que estava atrasado.

Não é a primeira vez que os operários da Sidor se mobilizam pelo atraso de salários. Em julho e outubro do ano passado, os operários da empresa realizaram uma série de greves  pelos mesmos motivos. Depois das mobilizações, os salários foram conquistados. A Sidor tem cerca de 50 trabalhadores e produz autopeças e acessórios automobilísticos.

Também em Sorocaba, metalúrgicos da empresa Dana realizaram uma paralisação de duas horas no dia 26/01 para protestar contra falta de transparência e divergências referente às metas e valores da segunda parcela do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2022.

Nos últimos anos, diversas mobilizações operárias ocorreram em São Paulo contra a perda de direitos e por melhores condições de trabalho. Em novembro do ano passado, operários conquistaram seus direitos após realizarem ao menos dez greves durante uma intensa campanha de aumento salarial real e contra demissões em massa.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: