SP: Policiais executam jovem de 19 anos na Zona Leste

SP: Policiais executam jovem de 19 anos na Zona Leste

Print Friendly, PDF & Email
Denúncias feitas por moradores da Zona Leste da capital paulista afirmam que Lucas Oliveira, jovem de 19 anos, foi covardemente assassinado por policiais militares na Cidade Tiradentes, periferia situada no extremo leste da cidade, na manhã de 11 de maio.
O crime, cometido pelas forças de repressão do velho Estado comandado pelo reacionário João Dória (PSDB), aconteceu por volta das 7h30 da manhã quando um grupo de policiais militares invadiu uma casa próxima a localidade conhecida como “Posto Glória” e mataram a única pessoa que ocupava o imóvel, o jovem Lucas Oliveira de 19 anos, mais conhecido como “Alemão”. 

Moradores afirmam que Lucas já havia fugido dos policiais por ter tido envolvimento com a venda de drogas. E que, empurrado à esta situação pelas condições de miséria, desemprego e falta de perspectivas a que são atirados diariamente milhares de jovens filhos do povo por responsabilidade deste velho Estado, o jovem nunca respondeu violentamente às abordagens policiais.
Conhecido por tratar bem os moradores, pelo seu carisma e disposição a ajudar, Lucas Oliveira era muito querido por todos na Cidade Tiradentes.
Segundo amigos, o jovem já tinha afirmado que “se eles [policiais] me pegarem mais uma vez, me matam”, pois anteriormente, quando detido na ocasião da venda de entorpecentes, foi espancado e ameaçado pelos PMs. 
A casa em que Lucas morava já havia sido invadida uma vez, motivo pelo qual ele sabia que corria riscos e seria perigoso continuar a residir ali. Mas, por não ter outra moradia ou condições financeiras para se mudar do local, não teve outra opção senão permanecer na casa. 
A realidade de Lucas é a mesma de muitos jovens nas periferias, que por falta de oportunidades e precisando sobreviver acabam se envolvendo com o tráfico varejista.
Denuncias dos moradores dão indícios também da tentativa, por parte dos policias, de acobertarem o assassinato afim de não despertar a revolta de amigos e vizinhos que conheciam bem o jovem.
Segundo a denuncia, os PMs alegaram às pessoas que transitavam próximo à cena do crime que “o corpo estava infectado por coronavirus”, procurando dissimular a causa da morte do rapaz.
Em outra ocasião, quando perguntados sobre a morte de Lucas, os PMs tentaram usar como pretexto a desculpa de que ele estaria armado. Fato este que seria no mínimo duvidoso,  considerando que o jovem isolado foi surpreendido em sua casa sem chances de fuga por uma tropa de policias fortemente armados.
Moradores da comunidade e vizinhos relatam ainda que o jovem nunca havia sido flagrado portando armas e, segundo afirmam seus amigos, “nem com faca esse menino andava”. 
A residência onde ocorreu o crime ficou banhada de sangue, com marcas que indicam que Lucas teria se arrastado pelo chão ainda ensanguentado ou mesmo teria sido arrastado pelos policial.
Lucas Oliveira de 19 anos foi covardemente assassinado por PMs. Foto: Banco de Dados AND
Marcas de sangue ficaram por toda a casa do rapaz, mostrando a brutalidade praticada pelos militares.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: