SP: Policial empurra estudante com cano de arma em Guarulhos

SP: Policial empurra estudante com cano de arma em Guarulhos

Print Friendly, PDF & Email

Foto: Reprodução

Novamente, a Polícia Militar voltou a protagonizar vergonhosa cena de truculência em São Paulo. Na noite da última quinta-feira, 4 de abril, estudantes da Escola Estadual Professor Frederico Brotero, na cidade de Guarulhos, protestavam contra a direção da instituição quando agentes de repressão chegaram ao local.

Em vídeo filmado pelos alunos e amplamente divulgado nas redes sociais, um soldado da PM, visivelmente nervoso, aparece apontando uma arma na direção de estudantes. Em seguida, ele aponta a arma para o peito de uma estudante e a empurra com o cano. 

Segundo postagens nas redes sociais, testemunhas do ocorrido afirmam que a PM foi acionada porque os estudantes protestavam contra o diretor da escola por causa da falta de infraestrutura, materiais, professores e a quantidade de aulas vagas, o que desmente uma versão divulgada no monopólio da imprensa, que diz que a PM estaria lá para coibir “o uso de drogas” entre os jovens. Dois estudantes foram levados para a delegacia.

A PM, como sempre, informou que “tomou ciência do vídeo e instaurou investigação para analisar a conduta dos policiais”. O monopólio da imprensa, por sua vez, trata o assunto como “caso isolado” ou “despreparo do policial”, como se a violência policial contra a juventude pobre ocorresse de forma “isolada” na Grande São Paulo, quando, na verdade, é a regra.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: