SP: Populares revoltados por morte de rapaz protestam e seis ônibus são incendiados

SP: Populares revoltados por morte de rapaz protestam e seis ônibus são incendiados

Print Friendly, PDF & Email

Manifestantes denunciaram o genocídio cometido contra a população preta e pobre. Foto: Banco de Dados AND

Familiares e amigos de Rogério Ferreira da Silva Júnior, de 19 anos, fizeram uma manifestação no dia 10 de agosto, depois que o corpo do jovem foi enterrado, pedindo por justiça. Em meio ao protesto, populares revoltados com tamanha covardia incendiaram e apedrejaram seis ônibus. O jovem foi morto no dia 09/08 após ser perseguido por policiais e assassinado quando passeava de moto pelo bairro no dia do seu aniversário. 

Amigos, parentes e vizinhos fizeram uma caminhada pelas ruas do bairro, levando cartazes e camisas e gritavam pedindo justiça. No local que o jovem foi assassinado, grupos depositaram flores e velas em forma de homenagem ao rapaz que era muito querido no local que morava.

“Moleque trabalhador, acabou de pegar o registrinho dele na firma, batendo o ponto dele certinho. Só de domingo que nós temos para ficar na rua de casa. A gente tava lá de boa, aí ele pegou e foi sair com a moto. Falei para ele ‘põe o capacete’. Negócio de poucos minutos. Na hora que ele desceu os Rocam já desceu atrás dele”, desabafou amigos do rapaz. 

Milhares de pessoas compareceram a manifestação e exigiram justiça para Rogério. Foto: Arthur Stabile/ Ponte do Jornalismo

Eles também lembraram que o rapaz tinha acabado de conseguir um emprego com carteira assinada, como operador de empilhadeira. Na despedida ao corpo, durante o sepultamento, as massas fizeram questão de mostrar que não se conformam com o que aconteceu e já gritavam em conjunto exigindo justiça para o caso.

No boletim de ocorrência, o policial militar Guilherme Tadeu Figueiredo Giacomelli, autor do disparo que matou o rapaz, afirmou que estava perseguindo a motocicleta conduzida por Rogério e que o rapaz teria feito um movimento simulando que iria sacar uma arma de fogo. E foi aí que o policial efetuou um disparo na direção da vítima, acertando a região das costas de Rogério.

No entanto, câmeras de segurança na avenida dos Pedrosos registraram o jovem passando na motocicleta e sendo perseguido pelos policiais, e o momento que o jovem desacelera a moto para encostar, recebe o tiro fatal vindo ao chão, desmentindo a versão dada pelo policial assassino.

Manifestantes revoltados com a brutal execução incendiaram ônibus como forma de protesto . Foto: Banco de Dados AND

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: