No dia 26, moradores da Favela São Rafael, em Guarulhos, protestaram quando a GCM deteve violentamente um senhor de idade morador da comunidade.
Policiais da GCM estavam na comunidade supostamente para escoltar o guincho de um carro abandonado e abordaram um senhor de idade. No vídeo divulgado, é possível vê-lo caído no chão enquanto um dos agentes o segura pelo pulso. Os trabalhadores se reuniram ao redor, pressionando os GCMs para que soltassem o homem e repetindo várias vezes que “o rapaz é de idade, tem problema de saúde”.
Encurralados pela fúria das massas, os policiais levantaram a pistola e o spray de pimenta e tentavam deter as pessoas. Os moradores expressaram sua revolta gritando para que se destroçasse e incendiasse a viatura.
O fato se dá em meio a uma situação de escalada da violência reacionária do velho Estado contra o povo preto e pobre nas cidades. A Favela São Rafael constantemente é alvo de operações repressivas e de vingança (“Operação Escudo”) da Polícia Militar.
Recentemente, a Câmara Municipal de Guarulhos aprovou a mudança de nome da Guarda Civil Municipal para Polícia Municipal, correspondendo à decisão do STF que concede à instituição o trabalho de policiamento.