Manifestantes fecham Radial Leste em protesto contra constantes enchentes na capital paulista. Foto: Reprodução.
Moradores do bairro Artur Alvim, localizado na cidade de São Paulo, organizaram um protesto contra a prefeitura, na avenida Radial Leste, na manhã do dia 15 de março. Os manifestantes ocuparam o corredor de ônibus e mais duas faixas da direita. Barricadas de pneus em chamas também foram erguidas, impedindo o fluxo de carros no sentido centro.
O ato ocorreu próximo à galeria pluvial que passa ao lado da Linha 11-Coral da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) e que rompeu devido às chuvas que atingiram a capital paulista nos últimos dias.
Manifestantes atearam fogo em pneus mais cedo na Radial Leste, próximo a Cohab I em Artur Alvim.
O motivo seria reivindicar soluções para os constantes alagamentos na região nos últimos dias. pic.twitter.com/zDrt9xQ89i
— São Paulo Sobre Trilhos ? (@SPSobreTrilhos) March 15, 2022
Segundo os moradores, os alagamentos pioraram em decorrência de obras da prefeitura na galeria pluvial. Os reparos emergenciais que foram feitos para permitir a circulação dos trens dificultam o escoamento das águas quando chove forte na região.
Em 14/03, um temporal alagou as ruas da zona leste e deixou carros praticamente submersos. Comerciantes perderam mercadorias e foram obrigados a fecharem as portas durante o temporal.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura, a capital paulista ficou de 12h21 às 16h48, em estado de atenção para alagamentos. Segundo o Corpo de Bombeiros, na região metropolitana, até as 20h15, foram registradas 49 quedas de árvores e sete desabamentos ou desmoronamentos. Além disso, houve 27 chamados para enchentes e alagamentos.
Trabalhadores culpam obras da prefeitura pelo alagamento de ruas, casas e comércios. Foto: Reprodução