SP: Pré-FoNEPe na UNIFESP Guarulhos

SP: Pré-FoNEPe na UNIFESP Guarulhos

Print Friendly, PDF & Email

Comitê de Apoio ao AND de Guarulhos/SP

No dia 24/04, foi realizado na UNIFESP Guarulhos o pré-FoNEPe (Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia), cujo tema principal foi A Falsa Regulamentação da Profissão do Pedagogo. Os companheiros que puxaram o evento, atendendo ao chamado da ExNEPe (Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia) por realizar discussões sobre a falsa regulamentação em todo o país, mobilizaram em todas as salas do curso durante vários dias, colaram cartazes e distribuíram panfletos.

Apesar de tudo isso, algum(s) imobilista(s) de nossa universidade, um dia antes do evento, retirou todos os cartazes que os companheiros colaram, com a intenção clara de realizar um boicote ativo à politização dos estudantes. A tentativa fracassou! Porquê ao observar o ocorrido, os companheiros imediatamente imprimiram centenas de panfletos e passaram em todas as salas de pedagogia denunciando essa atitude completamente antidemocrática, que é extremamente danosa ao mínimo de democracia universitária que temos em nosso país, em que podemos nos manifestar e se posicionar politicamente nos espaços da universidade. A intervenção militar em curso no nosso país tem a possibilidade de acabar com esse direito, e a última coisa que esperávamos é que algo perverso como isso acontecesse. Apesar de tudo, com a panfletagem, muitos estudantes decidiram ir, tanto como forma de participar do debate, como em forma de repúdio a essa atitude podre. O pré-FoNEPe foi muito vitorioso!

Um companheiro da Pedagogia esteve a mesa e explicou aos estudantes o que é o FoNEPe, o ENEPe, e, principalmente a ExNEPe. Falou das lutas que tem travado nos últimos tempos, sendo hoje, a entidade que é vanguarda do movimento estudantil, tendo realizado nos últimos tempos uma vigorosa Jornada de Lutas, elevando as labaredas das lutas do movimento estudantil contra esse velho Estado burguês-latifundiário, serviçal do imperialismo, que tem como plano principal privatizar todo o ensino público do país.

Em seguida, um companheiro que aprofundou sua compreensão sobre A Falsa Regulamentação da Profissão do Pedagogo – graças a Cartilha de Estudos publicada pela ExNEPe e as lutas que travou contra o Projeto de Lei durante a Jornada de Lutas – expôs com propriedade os planos privatistas do deputado Goulart (PSD) na pedagogia. Os estudantes ficaram impressionados com tamanho absurdo, e imediatamente se posicionaram de maneira contrária a mais essa tentativa do imperialismo de agravar ainda mais a situação da educação em nosso país.

Foi exibido o vídeo da Vitoriosa Jornada de Lutas da ExNEPe, o que motivou os estudantes de pedagogia presentes a tomar parte ativa nesta luta! Imediatamente se colocaram a disposição de construir o Encontro Paulista dos Estudantes de Pedagogia e tomar as rédeas dessa luta importantíssima que é travada hoje com muita combatividade pela Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia. Ao fim, foram todos convidados a participar do 22º FoNEPe a ser realizado entre os dias 4 e 6 de maio no Centro de Educação da UFPE campus Recife e se somar a luta de inúmeros estudantes combativos de todo o país, que de maneira independente e classista, tem colocado a pedagogia a serviço do povo.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: