Quem é o sucessor do presidente da Autoridade Palestina Rawhi Fattouh – Perfil

Embora Fattouh tenha uma mudança de nome, ele também terá dificuldades para remediar a visão popular na Cisjordânia de que a AP é uma instituição corrupta, especialmente devido ao fato de que no final dos anos 2000 ele foi descoberto contrabandeando milhares de celulares da Jordânia para o território, usando seu "passe VIP" concedido por Israel. 
Sucessor do Presidente da Autoridade Palestina, Rawhi Fattouh. Foto: via WAFA

Quem é o sucessor do presidente da Autoridade Palestina Rawhi Fattouh – Perfil

Embora Fattouh tenha uma mudança de nome, ele também terá dificuldades para remediar a visão popular na Cisjordânia de que a AP é uma instituição corrupta, especialmente devido ao fato de que no final dos anos 2000 ele foi descoberto contrabandeando milhares de celulares da Jordânia para o território, usando seu "passe VIP" concedido por Israel. 

O presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas, selecionou um sucessor para comandar uma administração interina no caso de sua morte ou se ele for forçado a deixar o cargo que ocupa devido a razões de saúde. O homem que ele escolheu para o cargo é Rawhi Fattouh.

Rawhi Ahmed Muhammad Fattouh, também conhecido como Abu Wissam, nasceu em 23 de agosto de 1949 e passou os primeiros anos de sua vida no campo de refugiados de Rafah, perto da cidade de Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza. 

No entanto, sua família é originária da vila de Barqa, localizada ao norte de Gaza, que foi submetida a uma limpeza étnica por Israel na infame “Operação Barak” em 1948.

Fattouh frequentou uma escola administrada pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) durante o ensino fundamental, antes de frequentar outra escola na cidade egípcia de al-Arish, para onde sua família havia se mudado.

Por fim, após o início da guerra de 1967 – na qual Israel lançou um ataque surpresa ao Egito e ocupou ilegalmente a Península do Sinai – sua família mudou-se novamente para a cidade de Zarqa, na Jordânia, onde ele concluiria o ensino médio.

O futuro funcionário da Autoridade Palestina estudou Literatura Inglesa e se formou em 1979 pela Universidade de Damasco, na Síria. Mais tarde, ele concluiria um mestrado em ciência política em 2002.

Ele começou seu envolvimento com o Partido Fatah, liderado por Yasser Arafat, apenas um ano após se mudar para a Jordânia, em 1968, e se juntou à ala armada principal do grupo, conhecida como al-Asifah. Mais tarde, ele se mudou com as forças do Fatah e recebeu treinamento na Jordânia, Iraque, Síria e Líbano.

A carreira política de Fattouh começou na filial da Fatah na Síria, onde atuou como Secretário da Organização, além de liderar filiais do Movimento Estudantil da Fatah na Síria. 

Ele acabou se tornando membro do Corpo Executivo da União dos Estudantes Palestinos e, em 1989, foi eleito membro do Conselho Revolucionário do Fatah na Quinta Conferência Geral.

Em 1996, Fattouh foi eleito pela primeira vez como membro do Conselho Legislativo Palestino (PLC) para o Distrito Governamental de Rafah, em 2003 tornou-se Ministro da Agricultura da AP e, em 2004, Presidente do Conselho Legislativo Palestino.

Em 2004, ele também se tornou o Presidente da Autoridade Palestina pelo período de 60 dias, pois foi selecionado por Yasser Arafat para preencher sua posição por esse período interino no caso de sua morte. Ele foi sucedido por Mahmoud Abbas, que foi então eleito Presidente da AP.

O presidente da AP, Abbas, agora tomou a mesma decisão e nomeou Rawhi Fattouh seu sucessor em caso de sua morte ou de sua saída do cargo por motivo de doença.

Entretanto, diferentemente do que aconteceu após a morte de Yasser Arafat, parece pouco provável que uma eleição presidencial seja realizada dentro do prazo estipulado pela Constituição da AP.

Não houve uma eleição presidencial da Autoridade Palestina em quase 20 anos, pois Mahmoud Abbas havia escolhido bloquear todas as tentativas anteriores de novas eleições. Argumentou-se que essa decisão ocorreu devido ao bloqueio de Israel à capacidade da AP de permitir que cédulas existissem em Jerusalém Oriental, apesar de especialistas argumentarem que essa não é mais uma questão que não pode ser resolvida.

Durante seu governo de 20 anos, Mahmoud Abbas assumiu o controle de fato do judiciário, segurança, inteligência e quase todos os elementos da Autoridade Palestina, recebendo apoio dos EUA, UE e Israel durante todo seu mandato para manter o status quo. Isso criou o que foi argumentado ser uma quase ditadura que foi estabelecida e mantém controle limitado sobre as áreas A e B na Cisjordânia ocupada.

‘Ninguém pode desarmar a resistência em Jenin’ – Comandante resistente rechaça a ‘Autoridade Palestina’ – A Nova Democracia
No domingo, a imprensa palestina relatou novos confrontos entre grupos da Resistência e forças de segurança da AP no campo de refugiados de Jenin.
anovademocracia.com.br

Embora Fattouh tenha uma mudança de nome, ele também terá dificuldades para remediar a visão popular na Cisjordânia de que a AP é uma instituição corrupta, especialmente devido ao fato de que no final dos anos 2000 ele foi descoberto contrabandeando milhares de celulares da Jordânia para o território, usando seu “passe VIP” concedido por Israel. 

Mesmo que Fattouh consiga melhorar a imagem da AP, ele ficará preso no meio de uma disputa de poder entre vários elementos do partido Fatah, que está no poder, que disputarão poder político e/ou medidas a serem tomadas em direção à reforma.

Esse artigo foi produzido para o portal Palestine Chronicle por Robert Inlakesh.

Robert Inlakesh é jornalista, escritor e documentarista. Seu foco é o Oriente Médio, com especialização na Palestina. Ele contribuiu com este artigo para o The Palestine Chronicle.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: