Talibãs retomam mais um distrito no Afeganistão

Talibãs retomam mais um distrito no Afeganistão

Print Friendly, PDF & Email

Militar afegão em Kabul, durante a ofensiva de primavera. Crédito: Rahmat Gul / AP Photo 

No dia 16 de maio a Resistência afegã realizou uma emboscada contra as forças pró-USA. Os talibãs retomaram o distrito de Seyuri e mataram 19 lacaios da ocupação colonial. 

Uma grande emboscada foi realizada pelos talibãs no centro administrativo do distrito afegão de Seyuri, localizado na província de Zabul, no sudeste do país, em que uma sede da polícia pró-USA foi atacada pelos combatentes. A operação terminou com 19 militares a serviço da ocupação mortos, entre eles um comandante inimigo, Qais Helmandi, e outros 27 feridos, bem como 9 veículos destruídos no total. Por parte da Resistência afegã, houve 46 mortos e feridos pela reação no total.

De acordo com o meio oficial de comunicação dos talibãs, no dia 13 de abril a sede desse mesmo distrito havia sido evacuada por parte dos mercenários ianques, que temiam ataques dos combatentes.
Essa sequência implacável de operações compõe parte da ofensiva anual de primavera do Emirado Islâmico do Afeganistão (Talibã) anunciada em abril com o fim de erradicar a ocupação colonial, que já ocorre há quase 18 anos. A operação Al-Fath, que significa “A Vitória” em árabe, foi iniciada após o governo lacaio dos USA, sob a atual administração do presidente Ashraf Ghani, anunciar sua própria ofensiva contra a Resistência.

Os Talibãs fizeram um convite aos integrantes das tropas do governo fantoche a se unirem às linhas de combate dos Mujahidin (“combatentes santos”) e lutarem para “garantir a vida e a riqueza” do país frente à invasão das tropas estrangeiras.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: