Tentativa de assassinato de camponês no oeste da Bahia

Tentativa de assassinato de camponês no oeste da Bahia

Na noite de 29 de junho, Edimilson Silva, residente do Assentamento Nova Esplanada, sofreu tentativa de homicídio a caminho de sua casa, no município de Mansidão, oeste da Bahia. De acordo com a nota divulgada no site nacional do MST, Edimilson foi alvejado pelas costas enquanto voltava de moto para sua casa no assentamento. Os agressores fugiram se serem identificados e Edimilson “encontra-se internado, em estado estável, mas sob observação”, relata a nota.

Esse ataque veio logo após a latifundiária Dorgelina de Souza Oliveira Medeiros, proprietária da fazenda Várgea, vizinha ao assentamento, cercar 200 hectares do mesmo e proibir os camponeses de utilizá-los. Mesmo após o perito enviado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realizar um levantamento relatando que a área de fato pertence ao assentamento, Dorgelina insiste em ampliar sua propriedade.

A nota do MST segue comentando que, no dia 28 de junho, três camponeses foram intimados pela Polícia Civil a depor sobre o referido processo, dentre eles Edimilson.

“As famílias sem terras da região denunciam a prática de pistolagem e de grilagem na região e afirmam que suas comunidades estão frequentemente sofrendo ameaças de latifundiários que buscam ilegalmente ampliar suas fazendas; quando as comunidades resistem, são ameaçadas por pistoleiros.”, denúncia a nota.

Foto de assentamento da Bahia 

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: