TO: Polícia promove violento despejo em área ocupada por sem-teto

TO: Polícia promove violento despejo em área ocupada por sem-teto

Print Friendly, PDF & Email

Foto: Reprodução

Policiais do estado do Tocantins cumpriram uma ordem de despejo de forma truculenta contra manifestantes que estavam ocupando lotes na quadra 905 sul em Palmas, capital do estado do Tocantins. A ação ocorreu no dia 15 de setembro.

Os manifestantes, que são ligados ao Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), chegaram ao local por volta das 5h da manhã do mesmo dia. Algumas horas mais tarde, a Polícia Militar (PM) chegou ao local. Sem mandado de reintegração de posse, eles, segundo os manifestantes, expulsaram com violência as pessoas que ali estavam. 

Durante essa ação seis pessoas foram presas acusadas de “desacato à autoridade”, “resistência” e “esbulho possessório”; outras várias foram agredidas. Um vídeo que circula em redes sociais mostra um policial dando um golpe conhecido como “mata-leão” em uma mulher. 

A PM, em nota, disse que vai abrir um inquérito para “apurar” a conduta dos policiais. 

A área ocupada já foi destinada há anos para fazer parte do programa pró-moradia (substituído, em 2009, pelo programa “Minha casa, minha vida”) do governo federal. Porém, as obras estão paralisadas. Os manifestantes alegam que precisam dos lotes, pois no momento estão pagando aluguel, sem ter condições para tal. 

Assista ao vídeo

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: