Turquia: Seis membros do Grup Yorum são presos e Centros Culturais são invadidos pela polícia

Turquia: Seis membros do Grup Yorum são presos e Centros Culturais são invadidos pela polícia

Print Friendly, PDF & Email


Centro Cultural İdil após a invasão policial. Foto: Banco de Dados AND

Na manhã do dia 5 de agosto, quatro dias antes do concerto que a banda Grup Yorum faria, a polícia fascista de Erdogan prendeu seis membros da banda em Istambul. Os Centros Culturais de Okmeydanı e o İdil foram invadidos pela polícia com veículos blindados, que destruíram os locais em suposta “busca” a algo incriminatório.

Dilan Poyraz, Bahar Kurt, Betül Varan, Eren Erdem, Barış Yüksel e Sercan Toptancı foram surpreendidos e conduzidos às prisões enquanto ensaiavam para o concerto no distrito de Beykoz em Istambul.

O coletivo Free Grup Yorum, que luta há anos pela liberdade da banda e de seus membros, relatou que é a 13ª vez que um centro cultural da banda foi invadido pela polícia nos últimos 3 anos: “Foram 13 vezes que o Grup Yorum reconstruiu suas portas, janelas e paredes destruídas”.

Horas após o começo da invasão e das apreensões dos músicos, veículos blindados ainda cercavam o Centro Cultural de İdil.

A banda luta há tempos pelo direito a concertos, que têm sido banidos pelos últimos governos reacionários por suas músicas com letras de libertação nacional, apoio às lutas proletárias e pelo internacionalismo. Helin Bolek e İbrahim Gökcek, membros dirigentes da banda, faleceram esse ano em greve de fome após prisões políticas, exigindo o direito da banda de dar concertos e o fim das prisões políticas dos revolucionários e democratas turcos.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: