Turquia: Maoistas realizam ações armadas em honra aos heróis caídos

Turquia: Maoistas realizam ações armadas em honra aos heróis caídos

No final de setembro e início de outubro, o Partido Comunista da Turquia/Marxista-Leninista (TKP/ML)  e o seu Exército de Libertação de Operários e Camponeses (Tikko) realizaram ações armadas como alçamento de faixas de propaganda armada e um ataque com bombas incendiárias a uma sede do “Partido da Justiça e Desenvolvimento” (AKP, sigla em turco), fundado pelo presidente ultrarreacionário da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

No dia 1º de outubro em Istambul, os revolucionários realizaram uma ação contra o escritório da AKP com explosivos feitos à mão, para comemorar a vida dos camaradas Nubar e Rosa. Em suas declarações, os militantes do TKP/ML disseram: “Estamos seguindo o caminho de nossos camaradas mártires nas ruas que eles passaram, nas estradas nas quais eles combateram. Seus braços não foram separados de sua ‘halay’, onde estavam com os trabalhadores, operários, oprimidos. Eles continuam lutando no meio da multidão em greve, na barricada de um bairro da classe operária, em um campus universitário”.

Já no final de setembro, no bairro Umraniye de Istambul, foi erguida uma faixa com a frase: Lutaremos como Nubar e Rosa! Vamos ampliar a Linha de Guerra!

Os militantes que comemoraram as vidas de Erol Volkan Ildem (Nubar), membro do Comitê Central do TKP/ML, e da comandante do Tikko Fadime Çakıl (Rosa), que foram imortalizados no bombardeio em Ovacık nos dias 6 e 9 de setembro, afirmaram que sua homenagem seria insistindo na luta e na linha marxista-leninista-maoista.

“Comemoraremos a direção comunista do Nubar, que defendeu a área nas montanhas de Dersim durante a guerra em um período de desespero e frustração, e a Rosa, uma águia das montanhas que comandou na guerra, com o chamado para ampliar a guerra. Glória aos militantes que mantiveram esta luta por 48 anos, e saudações à vontade inabalável herdada do camarada Kaypakkaya”, disse uma das declarações na ocasião da morte dos dois comunistas.

Faixa é erguida no bairro Umraniye, em Istambul, com os dizeres Lutaremos como Nubar e Rosa! Vamos ampliar a Linha de Guerra!. Fonte: Tribune of the People.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: