USA defende anexação ilegal da Cisjordânia por Israel: ‘Ter botas no terreno não é contrário à paz’

USA defende anexação ilegal da Cisjordânia por Israel: ‘Ter botas no terreno não é contrário à paz’

Print Friendly, PDF & Email

Foto: Reprodução

Um dos assentamentos coloniais de Israel no território sitiado da Cisjordânia, onde passa o rio Jordão, essencial para o abastecimento de água de famílias palestinas (Uriel Sinai/Getty)

O embaixador do USA em Israel, David Friedman, deu um passo além em suas alegações a favor do Estado de Israel no dia 08/06, ao afirmar ao monopólio de imprensa New York Times que “Israel tem o direito de manter” sob ocupação “parte da Cisjordânia”, sem especificar quais partes da Cisjordânia teriam o direito de serem anexadas e por que motivos.

Friedman é conhecidamente um aberto apoiador do sionismo e defensor da ocupação colonial que o Estado de Israel mantém sobre territórios palestinos, porém sua afirmação contraria uma resolução da própria ONU de 2016, aprovada durante o governo do genocida Barack Obama, que considerou os assentamentos israelenses na região uma “flagrante violação” da lei internacional e corroborando para a defesa de que a Cisjordânia pertenceria aos palestinos.

Além disso, em sua entrevista, Friedman afirmou também que Israel controlar militarmente o território “não deveria ser um impedimento” para a paz. Segundo ele, “ter botas no terreno não é contrário à paz”. Após ser questionado quanto à existência de um plano para a criação de um Estado Palestino, ele retrucou: “O que é um estado?”.

As declarações de Friedman dão continuidade a um movimento de expansão da colonização israelense sobre a Cisjordânia já descrito pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Antes das eleições do país, em 09/04, Netanyahu prometeu como parte de sua campanha política anexar oficialmente os territórios ocupados por Israel.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: