USA: Em protesto combativo, povo fere 49 da polícia ianque após tentar derrubar estátua colonial

USA: Em protesto combativo, povo fere 49 da polícia ianque após tentar derrubar estátua colonial


Manifestantes marcham até estátua de Cristóvão Colombo para a derrubar. Foto: Chicago Tonight

O povo de Chicago (Illinois), no dia 17 de julho, em enfrentamento com as forças de repressão do Estado imperialista genocida Ianque, feriu 49 agentes, com 18 sendo mandados ao hospital, enquanto os manifestantes se defenddiam dos abusos e brutalidades fazendo formações de guerra e utilizando de garrafas com água congelada, pedras, fogos de artifício e canos de pvc quebrados com pontas afiadas, enquanto eram reprimidos com cassetetes e gás de pimenta. 

Uma manifestante teve seus dentes quebrados por um agente da repressão, Miracle Boyd, após levar um soco na boca em meio ao confronto. Além disso, 12 manifestantes foram presos.

Um dia depois (18/07), no sábado, centenas de manifestantes foram até a casa do prefeito, fortemente guardada por uma força policial maior do que a do dia anterior, denunciando a violência dos agentes da repressão e os crimes do Estado reacionário ianque. Como retaliação pela ação combativa das massas no dia anterior, a polícia atropelou diversos manifestantes em um carro não identificado.

O protesto do dia 17/07 aconteceu no contexto de um movimento popular nacional para a retirada de símbolos e estátuas racistas, que tomaram o Estados Unidos (USA), e após uma grande marcha e intensa manifestação, milhares de manifestantes amarraram cordas na estátua de Cristóvão Colombo, no Grand Park de Chicago, para derrubar a estátua do genocida italiano, sendo reprimidos pela polícia, mas respondendo à altura. 

Durante a tarde naquele dia, no centro de Chicago, a manifestação foi organizada seguindo o contexto da onda de protestos combativos que tomou o país após a morte de George Floyd. Denunciando a polícia e o sistema de exploração e opressão em geral, o ato foi até o Grant Park de Chicago, com os manifestantes cercando a estátua de Cristóvão Colombo.

Após pressão popular, estátua é removida

Depois dos protestos combativos, onde mesmo a polícia afirmou nunca ter visto tamanha fúria e organização, duas estátuas em Chicago de Cristóvão Colombo foram retiradas, embora afirmem ser medidas temporárias.

Considerado o “descobridor” da América, Cristóvão Colombo foi um escravista e genocida de indígenas em todo o continente, tornando a fúria das massas mais que justa.

Veja aqui o vídeo dos protestos:

Polícia de Chicago atropela os manifestantes:

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: