Povo se revolta após alvejamento brutal de homem preto em Kenosha, Winsconsin. Foto: Frame de vídeo do Wilwaulkee Journal Sentinel
Logo após o brutal alvejamento com sete tiros de um trabalhador preto em frente aos seus filhos em Kenosha, Winsconsin, o povo da cidade se levantou em revolta contra tamanha injustiça, enfrentando uma equipe de Armas e Táticas Especiais (Swat, sigla original) destacada para reprimir as massas, que em resposta queimaram carros, containers e lojas da burguesia. Em decorrência disso, um toque de recolher teve de ser declarado durante a noite de domingo para segunda-feira (23-24 de agosto).
Jacob Blake, trabalhador preto e pai de família, foi alvejado com sete tiros nas costas por um policial enquanto tentava apartar uma briga entre duas pessoas. Blake foi baleado em frente aos seus três filhos que estavam no banco de trás do seu carro.
Após o bárbaro crime, os moradores do bairro que se reuniam na cena entraram em confronto imediatamente com a polícia e começaram a marchar nas ruas, dirigindo-se para o Edifício de Segurança Pública do Condado de Kenosha (sede da polícia), que já havia sido bloqueado pelas forças de repressão.
Os manifestantes enfrentaram com bombas de cloro os agentes que usavam equipamentos anti-motim, que incluíam máscaras plásticas faciais e utilizavam escudos e bastões, além de spray de pimenta para atacar as massas. Vários caminhões de lixo e carros foram incendiados pelos trabalhadores enfurecidos, e pichações foram feitas no Tribunal do Condado de Kenosha, cujo primeiro andar foi incendiado.
Agentes em marcha ficaram em fileiras o resto da noite e veículos da Swat permaneceram nas ruas para impedir as massas de atacar os prédios do Estado ianque, mesmo após a declaração de recolher obrigatório durante a noite. Gás lacrimogêneo foi usado para dispersar grupos de pessoas que continuaram a se rebelar madrugada adentro.
De acordo com o pai de Jacob Blake, o homem foi alvejado oito vezes e se encontra paralisado da cintura para baixo.
Jacob Blake e seus três filhos. Fonte: WISN 12 NEWS