Protesto do Movimento de União de Defesa dos Bairros (MUDB) em Austin, Texas.
Foi conformado em 30 de junho, no USA, o Movimento de União de Defesa dos Bairros (MUDB). O MUDB realizou um dia nacional de ações no 1º de julho, incentivando toda a população inquilina a aderir à greve de aluguéis e a realizarem manifestações e agitações em todas as regiões do país, durante a grave crise econômica que assola as massas do USA com desemprego, fome e miséria.
O movimento surgiu a partir da unificação de vários movimentos de moradores e inquilinos em diferentes cidades dos USA e conta com atuação em diversas localidades, como Los Angeles, Austin, Pittsburgh, Charlotte e San Marcos.
No dia 01/07, em Austin, no estado do Texas, o MUDB organizou um protesto com inquilinos em greve de aluguel de quatro edifícios diferentes, mas pertencentes à mesma companhia, para reivindicarem suas demandas à gerência dos condomínios. Os moradores, revoltados, marcharam de condomínio à condomínio fazendo falas sobre a situação dos inquilinos.
Já em Pittsburgh, um protesto foi organizado em frente ao escritório de uma empresa imobiliária, convocando os inquilinos que estavam presentes para não pagarem os aluguéis a se juntarem à greve.
Em Charlotte, faixas com os dizeres Resistir aos despejos! O auxílio desemprego não é o suficiente! Cancelem todas as dívidas de aluguel! foram estendidas no tribunal da cidade. Também houve protesto em Los Angeles, em um cruzamento movimentado do bairro proletário Boyle Heights, agitando as massas a se juntarem às greves0 e colocando uma faixa no local.
Ativistas do Movimento de União de Defesa dos Bairros (MUDB)
Em seu site, o MUDB afirma: “A crise atual do capitalismo demanda maior unidade e preparação. A luta por moradia não pode ser limitada a apenas um bairro, uma cidade ou um estado: ela deve ser unificada em todas essas instâncias para unir forças entre nossas comunidades”.