Manifestantes em frente a Prisão do Condado de Bergen exigem liberdade aos migrantes presos e fim do contrato entre o condado e a ICE. Foto: Matt Katz.
No dia 13 de dezembro, ocorreu um confronto entre agentes de repressão e manifestantes que prestavam solidariedade a migrantes em greve de fome presos nas masmorras ianques da Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE). Os manifestantes responderam aos ataques iniciados pelas forças policiais.
Cerca de 150 pessoas se reuniram na Prisão do Condado de Bergen, em Nova Jersey, criando barricadas improvisadas e utilizando palavras de ordem como Libertem todos, libertem todos agora!.
Os protestos, que se iniciaram no início do mês de dezembro, contou com os manifestantes que, sob fustigações dos policiais, não recuaram, entrando em eventual confronto com os agentes da repressão. Tijolos e pedras foram jogados contra os policiais, que os reprimiam com gás lacrimogêneo e agressões com cassetetes. Cerca de nove manifestantes foram presos durante o protesto.
No estado ao lado, em Nova Iorque, no dia 11/12, seis pessoas foram feridas após uma reacionária atropelar manifestantes que realizavam outro protesto em solidariedade aos presos em greve de fome. Uma manifestante foi presa sob acusação de “conduta desordeira”.
Os protestos acontecem no contexto da greve de fome de prisioneiros da Prisão do Condado de Bergen, onde mais de 200 presos enfrentam acusações de “violação imigratória”. Os presos afirmam que suas cadeias estão infestadas de ratos, além de que o cuidado médico é indiferente com os imigrantes.