USA: Revolucionários comemoram Dia da Heroicidade com pichações

USA: Revolucionários comemoram Dia da Heroicidade com pichações

Revolucionários estadunidenses picham 19 de junho de 1986, Glória ao Dia do Heroísmo! em um monumento imperialista. Fonte: Tribune of the People

No dia 25 de maio, conhecido como Dia do Memorial no USA, revolucionários estadunidenses picharam um monumento imperialista em Lawrenceville, em Pittsburgh comemorando o Dia da Heroicidade no Peru, com os dizeres: 19 de junho de 1986, Glória ao Dia da Heroicidade!, junto de diversas foices e martelo.

O “Dia do Memorial” no USA é o feriado que “comemora” a vida de soldados americanos que tombaram em nome dos crimes de guerra do imperialismo ianque. Enquanto o Dia da Heroicidade marca a data em que cerca de 250 prisioneiros de guerra, combatentes revolucionários do Partido Comunista do Peru (PCP) e das massas exploradas e oprimidas do país, levaram até as últimas consequências a decisão de não se renderem à prisão e à tortura nas masmorras do velho Estado peruano. Levantaram-se em rebelião nos presídios (convertidos em “Luminosas Trincheiras de Combate”) de Lurigancho, El Callao e na ilha de El Frontón, sendo massacrados criminosamente pelo governo, apoiado pelo USA, do fascista e genocida Alan García.

O prefeito de Pittsburgh, Bill Peduto, postou na rede social Twitter, condenando a ação no memorial da Primeira Grande Guerra Imperialista: “Isto não é Pittsburgh. Quem quer que tenha feito isso. Por favor, saia. Hoje”. Enquanto a Polícia disse que estava revendo as imagens de vídeo disponíveis e que uma investigação junto do FBI estava em andamento.

Um jornal do monopólio local, o Newsweek comentou a ação, escrevendo: “A frase utilizada parece fazer referência a uma batalha que ocorreu entre o Exército Guerrilheiro Popular e o Estado peruano”, classificando-a como um “ato de rebeldia sobre um marco público”.

O jornal revolucionário estadunidense Tribune of the People afirmou que essa é uma das muitas comemorações do Dia da Heroicidade que têm acontecido no país ao longo dos anos. No ano passado, o Museu Nacional da Primeira Guerra Mundial foi atacado no Kansas, juntamente com outras ações em Austin, Los Angeles e St. Louis.

Revolucionários estadunidenses picham 19 de junho de 1986, Glória ao Dia do Heroísmo! em um monumento imperialista. Fonte: Tribune of the People

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: